Automassagem – Massagem Relaxante - Ligeirando

Automassagem – Massagem Relaxante

0

A massoterapia (terapia com as mãos) é uma técnica milenar, nos tempos primórdios os massoterapeutas eram conhecidos como curandeiros ou xamã, pois, antigamente a massoterapia era como um dom não havia estudos mais aprofundados.

Essa técnica foi desenvolvida primeiramente na china durante o 2º século antes de cristo, e logo após na índia e Egito. Hipócrates o famoso “pai da medicina” definiu a massagem como a “Arte de Esfregar”. Hoje em dia a massoterapia é reconhecida como profissão e seus cursos são devidamente credenciados pelo MEC.

Indicações: quaisquer técnicas de massagem se destinam àqueles que necessitam de um toque direto no corpo, para manter o estado físico e mental em equilíbrio. Os toques podem ser profundos ou sutis atuando na estrutura mecânica do corpo a fim de estimular ou sedar algum estado energético e/ou fisiológico, conduzir a autoconsciência ou trabalhar campos energéticos.

Ações sobre o corpo:

  • Maximizar a circulação da energia vital
  • Estimular a circulação em geral
  • Auxiliar no combate de dores
  • Contribuir para a organização de tônus muscular
  • Contribuir para a normalização das funções fisiológicas
  • Diminuição das tensões e estresse

Automassagem Relaxante

Em geral a massagem é feita por uma pessoa em outra, mas você também pode fazer em si mesmo. Procure dedicar quinze minutos do seu dia para realizar automassagem, obtendo promoção de uma boa saúde física e mental.

Instruções:

Pressionar a cabeça.

Coloque a base da mão direita em sua cabeça, no ponto médio entre as orelhas. Isso cobre o ponto de acupuntura conhecido como Baibui. Aplique uma pressão moderada e pressione a região lentamente com dez movimentos circulares no sentido horário, e depois dez no sentido anti-horário.

Pressionar as têmporas (parte lateral da cabeça conhecida popularmente como fonte).

Pressione os polegares em suas têmporas, na distância da largura de um polegar em relação ao canto dos olhos e ao nível da extremidade superior das orelhas. Esta é a posição dos pontos de acupuntura extras conhecidos como Taiyang pressione ambos os pontos lentamente, em sentido horário. Repita esse movimento por trinta vezes. Essa massagem ajuda a evitar dores de cabeça, insônia e problemas oculares, como miopia. Ela também relaxa o cérebro.

Massagear a cabeça.

Curve seus dedos naturalmente. Com a ponta dos dedos, aplique pressão moderada e como faça movimentos como se estivesse penteando os cabelos com os dedos, desça até o pescoço. Repita esse processo vinte vezes.

Friccionar o pescoço.

Coloque as palmas de sua mão na nuca, cobrindo os pontos de acupuntura Fengjchi, nos dois lados da cabeça. Friccione para frente e para traz, por trinta vezes. A ação de friccionar pode aquecer seu pescoço prevenindo resfriados.

Friccionar a região lombar.

Esfregue as mãos uma na outra para aquecê-las, coloque-as na região lombar distanciadas por 4 cm uma da outra. Esfregue a região de cinqüenta a cem vezes para cima e para baixo com razoável vigor. Essa região do ponto de acupuntura Shenshu fica próximo ao rim e na acupuntura são considerados órgãos fundamentais, e esta massagem mantém o funcionamento saudável desses órgãos e dá energia ao corpo. Ela também previne insônia, tinido, dores lombares e doenças do sistema urogenital.

Massagem na região lombar não é indicada para grávidas.


Share.