Carteira de Habilitação CNH - Renovação e Reciclagem

Carteira de Habilitação CNH – Renovação e Reciclagem

0

O CNH (Carteira Nacional de Habilitação) comprova que o cidadão está apto a conduzir veículos. Atualmente o modelo do CNH possui a fotografia do motorista, o número da Carteira de Identidade (RG) e o CPF da pessoa, podendo ser utilizada para identificação em todo território nacional.

A cada cinco anos o cidadão precisa renovar sua habilitação, sendo que pessoas acima de 65 anos de idade, possuem o período reduzido para três.

Renovação da CNH

Prazos

Saiba que a carteira de habilitação possui prazo de validade, pois quando aprovado na primeira habilitação o condutor recebe o documento temporário que é válido por um ano. Se neste período não houver infrações, a CNH permanente será liberada, tendo que ser renovada a cada cinco anos. Vale lembrar que para as pessoas acima de 65 anos a renovação é feita a cada três anos.

Confira na continuação do artigo como fazer a renovação de sua carteira de habilitação vencida.

Requisitos da Renovação

  1. Ser considerado apto por exame médico (tem custo);
  2. Caso ainda não tenha feito, fazer a prova sobre Direção Defensiva e Primeiros Socorros (não é necessário para as pessoas que tiraram a CNH depois de 21/11/99).

Documentos para Renovação da CNH

  • 1 foto 3×4 recente e com fundo branco;
  • CPF original;
  • RG original;
  • Carteira Nacional de Habilitação original;
  • Cópia de comprovante de residência (conta de água, luz, telefone. etc);
  • Formulário do Renach (planilha com resultado dos exames médicos);
  • Resultado positivo da prova de Direção Defensiva e Primeiros Socorros (somente para os que tiraram a CNH antes de 21/11/99).

A renovação de CNH deverá ser realizada na DETRAN, ou no posto Poupa-Tempo mais próximo. Para mais informações visite o site http://www.renovacaocnh.com.br/.

cnh renovação

Reciclagem da CNH

No ato da renovação, o condutor pode se deparar com uma situação imprevista ao receber a notícia que sua carteira de habilitação foi suspensa, podendo ser por excesso de pontos, infrações e multas no trânsito

Quando isso acontecer, se torna obrigatória a realização do Curso de Reciclagem do DETRAN. Confira abaixo mais informações.

Carga Horária da Reciclagem

30 horas/aula divididas em:

  • Legislação de Trânsito = 12 h/a
  • Direção Defensiva = 8 h/a
  • Noções de Primeiros Socorros = 4 h/a
  • Relacionamento Interpessoal = 6 h/a

Avaliação

Mediante a provas escritas, com um aproveitamento mínimo de 70% de acertos. O candidato reprovado uma primeira vez poderá realizar nova avaliação e, se reprovado pela segunda vez, deverá matricular-se em novo curso, frequentando-o integralmente, antes de submeter-se a nova avaliação.

Inscrições para o Curso de Reciclagem

As inscrições para o curso de Reciclagem deverão ser realizadas no Ciretran mais próximo, ou através do DETRAN de seu estado (podendo ser pela internet).

 curso de reciclagem cnh, renovação cnh, documentos cnh, preço cnh, carteira nacional de habilitação

 


Share.