Fundo de Garantia FGTS - Saldo, Atraso, Rescisão - Ligeirando

Fundo de Garantia FGTS – Saldo, Atraso, Rescisão

0

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) tem o objetivo de formar uma reserva de dinheiro para o trabalhador,  é uma poupança aberta pela empresa em nome do trabalhador, onde todo mês ela deve depositar o relativo a 8% do valor do salário que o mesmo recebe.

O programa foi criado em 1967, pelo Governo Federal, e mantido pela Caixa, para proteger o trabalhador demitido sem justa causa.

Os valores pertencem exclusivamente aos empregados, que podem, em determinadas situações de dificuldade, como a demissão sem justa causa ou a ocorrência de doenças graves., utilizar o dinheiro depositado no nome deles.

Certamente o FGTS beneficia os trabalhadores, além de financiar programas de habitação popular, saneamento básico e infraestrutura urbana, que beneficiam a sociedade, em geral, principalmente a de menor renda.

fgts calculo exato

Quem Pode Receber o FGTS

Todos os trabalhadores registrados em carteira e protegidos por CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) possuem direito a esse depósito desde  05/10/88, pois antes dessa data, o direito era considerado opcional.

Outras cidadãos como trabalhadores rurais, temporários, avulsos, safristas, e os atletas profissionais também possuem direito ao beneficio do FGTS. Mas vale lembrar que o Fundo de Garantia não é descontado do salário, sendo uma obrigação do empregador, exceto em caso de trabalhador doméstico.

1. Como Calcular FGTS

Caso deseje saber o valor exato de seu saldo FGTS, recomendamos consultar o mesmo em uma agência da Caixa Econômica Federal ou através de seu atendimento. Porém, alguns sites possuem ferramentas de simulação, que mostra uma estimativa de saldo referente aos depósitos mensais em uma conta de FGTS.

Para calcular o saldo do FGTS basta visitar nossa página que mostra os passos para fazer o cálculo exato do FGTS.

Outras informações disponíveis no site oficial http://www.fgts.gov.br/.

2. Consultar Extrato e Saldo

Para consultar o extrato e saldo do Fundo de Garantia FGTS, basta acessar ao site oficial da Caixa, através do link www.caixa.gov.br/fgts/index.asp. Este serviço online permite aos trabalhadores, mediante informação do seu número do NIS (PIS/PASEP) e da senha Internet cadastrada, obter informações sobre seu beneficio FGTS.

O site exibirá todas as contas vinculadas do FGTS para o número de inscrição PIS/PASEP informado, mostrando o nome do empregador, data de emissão, saldo e data da última atualização,

3. Saque do FGTS

O saque do FGTS pode ser realizado em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. As regras e a documentação necessária para receber o benefício variam de acordo com a situação do trabalhador.

Outras dúvidas disponíveis no site www.fgts.gov.br/.

4. Calcular FGTS em Atraso

Saiba que o atraso do FGTS, a falta de antecipação do pagamento das férias e o não recolhimento dos fundos, constituem descumprimento das obrigações contratuais e legais capaz de ensejar a denúncia cheia do contrato de trabalho por parte do empregado.

Para calcular o FGTS em Atraso basta utilizar o programa SEFIP (Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social), um aplicativo criado pela Caixa que torna o processo de recolhimento regular do FGTS mais ágil e seguro.

Visite o site www.caixa.gov.br/pj/fgts/sefip_grf/, e clique na opção “Documentos Disponíveis para Download”. Em seguida, baixe o arquivo mais recente em seu computador e siga as etapas de instalação.

Após instalado, basta informar os dados e aguardar o resultado do cálculo.

5. Calcular Rescisão FGTS

Quando ocorrer a rescisão de contrato, o empregador deve comunicar o ocorrido à Caixa Econômica Federal, e assim sacar o benefício em até cinco dias úteis. Nos demais casos, é o trabalhador quem deve solicitar o saque do FGTS.

Você pode Calcular a Rescisão FGTS acessando ao link www.calcule.net/calculos.trabalhistas/. Neste site, informe a data início da relação de trabalho, data final da relação de trabalho e o motivo da rescisão. Confirme clicando no botão “Continue”.

Depois, basta seguir as etapas e aguardar o resultado do cálculo.


Share.
Inline
Please enter easy facebook like box shortcode from settings > Easy Fcebook Likebox
Inline
Please enter easy facebook like box shortcode from settings > Easy Fcebook Likebox