Narcolepsia – Causas, Sintomas, Tratamento e Cura - Ligeirando

Narcolepsia – Causas, Sintomas, Tratamento e Cura

0

A Narcolepsia é considerada um distúrbio do sono caracterizado por sonolência excessiva durante o dia, mesmo se a pessoa dormir bem durante a noite.

muito sono

Os ataques de sono podem ocorrer a qualquer momento e em situações inusitadas, como por exemplo, quando a pessoa fica de pé, está no trabalho, durante a consulta médica, no ônibus, dentre outros casos.

O sono normal se inicia com o desligamento do controle muscular, sendo um sono de ondas lentas. E depois de umas horas, a pessoa entra na fase do sono REM, na qual a atividade do cérebro é intensa e os olhos se movimentam. Já quem sofre da Narcolepsia saltam a etapa do sono de ondas lentas e entram direto, na etapa do sono REM, por isso a sonolência ocorre em qualquer momento.

Causas da Narcolepsia

A causa da Narcolepsia é pela alteração no equilíbrio existente entre algumas substâncias químicas do cérebro, responsáveis pelo aparecimento do sono REM em horas inadequadas.

Já foi comprovado que o consumo de álcool está diretamente associado à maioria dos casos da doença.

Sintomas

Dentre os principais sintomas da Narcolepsia podemos citar:

  • Perda do tônus muscular com perda do controle dos movimentos da cabeça e braços, evoluindo para perda da força nos joelhos que pode provocar quedas;
  • Alucinações ao adormecer ou ao despertar do sono;
  • Alucinações auditivas como ouvir passos de intrusos na casa;
  • Paralisia do sono, pouco antes de adormecer ou despertar.

Tratamento e Cura

A pessoa com narcolepsia se tiver a oportunidade de tirar um cochilo quando o sono chegar, provavelmente acordará mais disposta.

Muitos profissionais de saúde ainda não estão preparados para o diagnóstico correto desta doença. Atualmente muitos portadores de narcolepsia são incorretamente diagnosticados e tratados, porém um medicamente bem eficaz para este distúrbio é a Ritalina e o Modafinil, que melhora a sonolência excessiva diurna, e alguns usos de antidepressivos.


Share.