Teste De Dicção – Exercícios para melhorar a Dicção - Ligeirando

Teste De Dicção – Exercícios para melhorar a Dicção

0

A muitas pessoas que estão em busca de falar melhor, para perder ou evitar problemas na fala, no preparo aulas ou palestras, falar de improviso, dirigir ou participar de reuniões e outros problemas de comunicação verbal.

Para melhorar sua dicção a primeira dica é ter naturalidade acima de tudo. Nenhuma técnica poderá ser mais importante que a sua naturalidade. Aprenda, aperfeiçoe, progrida, mas ao falar, seja sempre natural.

melhorar dicção

Exercícios para melhorar a Dicção

Também há o teste de dicção, o que certamente ajuda muitas pessoas para melhorar sua dicção e impostação da voz. Separamos abaixo os melhores testes de dicção, o que certamente irá te ajudar a realizar aquela apresentação em público, palestras ou corrigir problemas verbais.

Texto e Caneta

Leia um texto de aproximadamente 10 linhas. Pegue um lápis ou caneta e coloque-o na boca e repita o mesmo trecho da leitura.

Assim que terminar de ler, retire o lápis e repita a leitura. Você perceberá uma diferença significante.

Relaxamento da Voz

Com os dedos apoiados no nariz, vibre a boca e o nariz. Emita o som de abelha (hummm), por +/- um minuto. Fique +/- 30 segundos em silêncio.

 Articulando maxilar pronunciar: Mua, mué, mue, mui,muó, muo, muu,

Repita o procedimento acima três vezes.

Exercício para Respiração e Dicção

Confira os passos de como realizar:

  1. Expirar contando em voz alta: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ….. até 60.
  2. Inspirar e expirar várias vezes lentamente: P B T D G Q (exercício de domínio da expiração). Estas são as consoantes “oclusivas”, as que gastam mais ar na pronúncia.
  3. Ginástica Respiratória
  4. Inspirar profundamente;
  5. Durante a respiração subsequente, emitir distintamente um verso de doze sílabas, dos chamados alexandrinos (Ex.: “O sol da perfeição é que ilumina os gênios”); em seguida, emitir duas vezes esse mesmo verso a fim de desenvolver a faculdade de economizar o fôlego quando estiver falando.

Exercício de Ortofonia

Os exercício de ortofonia, ou também chamados de trava-linguas, é uma ótima dica para melhorar a dicção. Visite o link abaixo e pratique agora mesmo.

http://ligeirando.com.br/trava-lingua-melhores-trava-linguas-dificeis/


Share.