Vitaminas e Minerais – Suplementos e Benefícios - Ligeirando

Vitaminas e Minerais – Suplementos e Benefícios

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Para cuidar do nosso corpo, é preciso excelentes matérias primas. Estas incluem vitaminas e minerais que o corpo não consegue produzir em quantidades suficientes por si só. As vitaminas e sais minerais tem características e funções próprias, mas também agem em conjunto para que possamos aproveitar melhor tudo o que eles tem a nos oferecer.

Vitaminas e Minerais Suplementos e Benefícios

As vitaminas e minerais são uma parte vital de uma dieta saudável. Quando o indivíduo consome uma variedade de alimentos, a probabilidade de ele desenvolver uma deficiência desses nutrientes é muito pequena. Contudo, os indivíduos que seguem dietas muito restritivas podem não ingerir uma quantidade suficiente de uma determinada vitamina ou de um determinado mineral. Por outro lado, o consumo de grandes quantidades (megadoses) de suplementos vitamínicos e minerais, sem supervisão médica, poderá acarretar efeitos deletérios (tóxicos).

Suplementos e Benefícios

Segue abaixo as principais vitaminas, juntamente com seus benefícios.

VITAMINA A: necessária para formar e manter saudáveis os tecidos de todo o corpo, em particular dos olhos, da pele, dos ossos e os tecidos dos aparelhos respiratório e digestivo. Também é de grande importância para o funcionamento eficaz do sistema imunológico. Usada na síntese de proteína e na produção de glicogênio, que é a energia do corpo para as atividades de alta intensidade.

VITAMINA B1 (TIAMINA): necessária para o metabolismo de proteínas e o crescimento muscular. Envolvido na formação da hemoglobina, que é uma proteína encontrada nos glóbulos vermelhos e que transporta oxigênio para os músculos trabalharem. Importante para o bom desempenho atlético, pois quanto maior a quantidade de exercício, mais intensidade e maior a duração do exercício, maior a demanda de tiamina.

VITAMINA B2 (RIBOFLAVINA): auxilia no aproveitamento energético da alimentação, na formação das células vermelhas do sangue e na boa estrutura da membrana mucosa da superfície da língua, da boca, dos olhos e do intestino.
VITAMINA B3 (NIACINA): está presente em todas as células do corpo e relaciona-se com quase 60 processos metabólicos destinados à produção de energia a partir dos alimentos. É necessária ao funcionamento normal do sistema neurológico.
VITAMINA B5 (ÁCIDO PANTOTÊNICO): necessária para o metabolismo e a conversão de gordura em energia. Importante também para a formação de hormônios e substâncias que regulam o sistema nervoso, ajudando o crescimento e desenvolvimento normais.
VITAMINA B6 (PIRIDOXINA): a única vitamina diretamente ligada à ingestão de proteínas. Quanto maior é o consumo de proteína, maior é a quantidade necessária desta vitamina. A vitamina B6 torna possível o metabolismo das proteínas e aminoácidos, favorecendo a utilização de carboidratos e o crescimento muscular.

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