Biografia de Mahatma Gandhi

Nascido no Distrito de Porbandar, no Estado de Gujarat em 02 de outubro de 1869, Mohandas Karamchand Gandhi ou simplesmente, Mahatma Gandhi foi e continua sendo um dos grandes ícones da humanidade.

Biografia de Mahatma Gandhi

Biografia de Mahatma Gandhi

Filho de um político local, sua trajetória de vida é bastante interessante de ser estudada: Como era de costume, Gandhi teve um casamento arranjado aos 13 anos de idade. Mas isso não o impede de prosseguir seus estudos na Índia e em Londres, Inglaterra, onde se formou em Direito.

Retornando para a Índia, permaneceu 02 anos exercendo sua profissão, partindo depois para Natal, África do Sul, onde advogou e defendeu a causa dos indianos moradores do local. É neste momento que sua filosofia pacifista ganha destaque.

Retornando para seu país, começa uma luta pela independência nacional. Seus métodos de luta consistiam em marchas, desobediência civil e jejuns. Por causa de suas ações, foi preso por duas vezes, mas sua persistência e poder de mobilização acabaram por obter a conquista tão esperada: o reconhecimento da independência nacional em 1947.

Mas a forma como foi dividido a região em 02 estados, a Índia composta por hindus e o Paquistão, por mulçumanos, acendeu a ira de fanáticos nacionalistas. Em 30 de janeiro de 1948, Gandhi é assassinado a tiros por um fundamentalista hindu.

A morte de Mahatma Gandhi, entretanto, não calou e nem fez cair no esquecimento os ideais humanitários e pacifistas que ele tanto lutou para ver reconhecido e vivido por todos seus irmãos de etnia e de vivência.

Deixar uma resposta